Confined animal farming damages health and social harmony. - 29 Jan 2010  
email to friend  Enviar isto aos amigos    Imprimir

Criação de animais confinados prejudica a saúde e a harmonia social.

Quando uma pecuária intensiva de 5.800 porcos mudou para sua cidade canadense, Sra. Joanne Dion Richilieu e seus vizinhos começaram quase imediatamente a sofrerem do impacto. Em adição aos novos problemas de saúde e odores nocivos que mantinham as famílias presas dentro de suas casas, uma quantidade exorbitante de resíduos líquidos de porco, conhecido como chorume, foi pulverizada nos campos circundantes, liberando uma bactéria e um gás tóxico cheio de perigos ambientais.

Joanne Dion Richilieu – Vizinha de uma granja industrial de suínos (F):

Chega a ser uma mistura muito ácida que cheira dos gases sulfúricos e todos tipos de coisas. Assim que chove, tudo isso acaba nos rios. A cada chuva, o rio aqui muda de cor. Eu medi os coliformes (bactéria fecal) na água após a chuva, e o rio não é mais adequado para nadar.

Voz:

Diferente das fábricas industriais, as fazendas de animais em muitos países são isentas de leis ambientais que contém a poluição. Sra. Richilieu tentou formar um grupo de cidadãos e apelou aos legisladores e a mídia numa tentativa para parar a chegada de novas fazendas, mas ficou frustrada pelo grande interesse econômico e político da companhia que pertencia a pecuária intensiva.

Joanne Dion Richilieu (F):

Alguns velhos amigos são agora inimigos por causa disso. Isso é causado conflitos e não apenas problemas ambientais, mas problemas sociais. Falar sobre isso é muito difícil para mim. É muito revoltante ter isso feito a nós, e eu sei que não sou o único.

Voz:

Em todo o Canadá e sem dúvida a América do Norte e outras partes do mundo, a criação de porcos também está interrompendo indivíduos e comunidades em formas similares – enquanto ao mesmo tempo sendo pago pelos próprios cidadãos.

Joanne Dion Richilieu (F):

Mesmo que a economia de porco é muito ruim, esta é uma indústria muito subsidiada. Então há muito dinheiro dos cidadãos indo para esta indústria poluente.

Voz:

Criação de porcos também é o centro para a causa de outros fortes preços sociais - a pandemia da gripe suína. Hoje, o vírus continua a tirar vidas, com o número de mortes recentemente anunciado em locais como a Índia subindo para 1.206 e Egito com 248, enquanto Chipre, Romênia, e os Estados Unidos também relataram novas mortes da gripe suína.

Embora existam muito mais casos, incluindo casos fatais, que tem sido contado, os mais recentes cálculos globais descobriram que o número de morte excedeu 28.510. Nossa apreciação e apoio, Sra. Richilieu e todos outros corajosos indivíduos que estão se esforçando para reconquistar a qualidade de vida nas suas comunidades afetadas pela pecuária intensiva. Com aflição para as famílias por todo o mundo afetadas pelas doenças relacionadas à prática de criação animal, oramos que todas as sociedades encontrem refúgio duradouro no saudável, sustentável estilo de vida vegano orgânico.