Introduzindo uma Dieta Climática Amigável: Uma entrevista com Dr. Annika Carlsson-Kanyama  
email to friend  Enviar isto aos amigos   Se você quiser adicionar este vídeo em seu blog ou em sua página pessoal, por favor, clique no seguinte link para copiar código fonte  Copiar código fonte   Imprimir
Play with flash player Play with windows media ( 35 MB )

Bem-vindos para Vida Saudável na Supreme Master Television.

 

Hoje a necessidade urgente de reverter a mudança climática é amplamente reconhecida ao redor do mundo, e muitos vieram perceber que a mais eficaz e imediata ação individual é adotar uma dieta nutritiva, vegetariana, significando livre de animal.

 

Estudos no relacionamento entre uma dieta baseada em planta e um ambiente sustentável tem descoberto novas fronteiras para a pesquisa científica e apresentou novas escolhas  de alimento na vida diária.

Neste episódio de Vida Saudável, conversamos com Dar. Annika Carlsson-Kanyama, uma importante cientista do Instituto de Tecnologia Royal da Suécia.

 

Atualmente uma pesquisadora e líder do projeto no Grupo de

Segurança Ambiental e Energia/FOI, em Estocolmo, Dra. Carlsson-Kanyama uma professora associada que também trabalha no Departamento de Ecologia Industrial.

 

Ela conseguiu o seu diploma em doutorado na Universidade Lund e escreveu numerosos artigos sobre os impactos ambientais do consumo humano e os modelos de produção.

 

Vamos agora nos reunir com Dra. Carlsson-Kanyama.

 
SupremeMasterTV: Você falou sobre as origens dos gases do efeito-estufa como sendo o metano e também o carbono.

Annika:
Óxido nitroso; somamos também quando o óxido nitroso tem a ver com a produção de fertilizantes de nitrogênio, na aplicação deles e o tratamento do estrume.

 

Assim quando você tem gado ou porcos ou seja o que for, você tem que somar as emissões de óxido nitroso também.


Annika: Eles são muito mais potentes, numa perspectiva de cem de anos. Óxido nitroso é quase 300 vezes tão potente quanto o dióxido de carbono, apesar que eu acho que o metano está em volta de 50 ou 60 vezes tão potente. Então á realmente uma gigantesca diferença.

Annika:

Esses dois gases já têm causado muito aquecimento global. E eles estão intimamente relacionados no setor agrícola e na indústria setor agrícola e na indústria de animais, de fato.

 

Eu poderia referir a um estudo feito pela Organização de Alimento

e Agrícola no fim de 2006, onde eles disseram que 18% das emissões do gás do efeito-estufa global são emitidos pela indústria animal.

 

Isto é mais que todos os carros do mundo juntos, e uma grande parte disso na verdade 18% são emissões de óxido nitroso  e metano. Então isto é um grande problema. E eu acho também, no debate público sobre como os consumidores podem mitigar a mudança climática, você poderia dirigir menos o seu carro, você poderia ter luzes de energia eficiente, mas comer menos carne ou comer menos alimento que polui muito em termos de emissões dos gases do efeito-estufa é dificilmente mencionado.

 

E é muito importante pelo menos elevar a consciência disso entre os consumidores.


SupremeMasterTV:
Você pode falar para nós através do ciclo de vida das emissões de carbono da carne vermelha, versus vegetal, uma dieta baseada em grão.

Annika: Antes de tudo, se você começar com o grão, o ciclo de vida do grão, este começa com o cultivo de grão em algum lugar no campo. Um trator lavra o campo, extrai, colhe, e assim por diante, e há emissões de dióxido de carbono por causa do diesel que é usado no trator.

 

Sempre calculamos a intensidade, as emissões da produção do fertilizante, se qualquer; depois há o transporte, secagem, há o empacotamento, há a revenda, há o transporte novamente.

 

Esses grãos são levados para casa, eles são cozidos. Um tanto de eletricidade e gás são usados e assim por diante. E depois você também pode proceder a calcular o uso para a lavagem da  panela suja se você quiser.

 

Então este é um ciclo de vida muito simples, na verdade. Se você observar o ciclo de vida da carne, qualquer tipo de carne, este começa da mesma forma; por produzir grãos, por exemplo, grãos de soja, e cultivando, este poderia ser centeio, trigo ou milho, qualquer coisa.

 

E esses produtos são depois tornado em alimento e alimentar os animais em cercado ou em estábulo; casa de matadouro, resfriando, empacotando, revendendo e finalmente sendo cozido.

 

Então o ciclo de vida da carne é muito mais complicado que para qualquer produto vegetariano pois este envolve a primeira produção de produtos vegetais que depois são convertido em alimento. E isto é parcialmente o por que é muito mais poluente produzir carne bovina ou porco e galinha que um produto vegetariano.

 

Pois às vezes há dez quilos de alimento necessário para produzir um quilo de bife, por exemplo, assim há grandes emissões de dióxido de carbono, emissões de metano da digestão dos animais.

 

E somamos um pouco todas essas emissões e descobrimos que, por exemplo, para um quilo de bife comparado com um quilo de grãos pode haver uma diferença de um fator de 40 em termos de emissões dos gases do efeito-estufa por quilo.


HOST: Quando Vida Saudável retornar, continuaremos a nossa discussão com Dra. Carlsson-Kanyama e como a nossa dieta afeta o ambiente.Você está assistindo à Supreme Máster Television, por favor fique ligado.

HOST: Na Vida Saudável de hoje, Dra. Annika Carlsson-Kanyama discute a dieta saudável, amigável ao clima. Um dos seus artigos

pioneiros designado, Mudança climática e escolhas dietéticas Como as emissões dos gases do efeito-estufa do consumo de alimento pode ser reduzido?,

 

evidentemente estabelece que uma vegetariana, significando dieta livre de animal, baseado em origens de alimento doméstico produzem os menores níveis de emissões para um elevado nível de valor nutricional.

Annika: Estou muito curiosa em ver se a questão de um padrão de dieta ambientalmente amigável irá endireitar na política da agenda.

SupremeMasterTV: Como é esta mudança na Europa?

Annika:
Está mudando, na verdade, pois eu acho que está tornando claro para nós que mais e mais esta mudança climática pode eventualmente, se não frearmos as emissões, causar do mesmo modo um desafio para a sociedade que não podemos superar.

 

Quero dizer as últimas projeções ou enredo do IPCC mostra que se as emissões continuarem a aumentar, podemos ter um aumento global na temperatura de mais de seis graus no fim deste século.

 

Esta é uma grande diferença que a última era do gelo, menos cinco graus. Não podemos imaginar este tipo de mundo. Há um risco que

níveis do mar se elevarão vários metros durante este século se as coisas piorarem, e não queremos que aconteça, absolutamente não.


Isto poderia ser um desastre; não podemos imaginar como lidaremos com isso. Então temos que observar nas novas áreas para mitigar a mudança climática e temos que fazer isto rapidamente. E dieta, padrão dietético é um passo importante.


SupremeMasterTV: Então você pode nos contar um pouco sobre como você ajuda as pessoas a propor juntos uma dieta amigável ao clima?

Annika: Eu acho que quando você pode dar algum conselho razoavelmente simples e robusto para as pessoas e isto é para, uma dieta amigável ao clima, evitar a carne vermelha, por exemplo.E também se você escolher vegetais, escolher aqueles que não são transportados por avião; o mesmo com as frutas.

 

E evitar aqueles cultivos em estufas, estufa aquecido durante o inverno. E acho que o conselho mais importante é comer o alimento que você traz para casa; não jogue fora, pois isto é um gasto de recursos.


Annika: Então acho que se você aderir a este simples conselho acho que você pode fazer muito. Eu acho que hoje em dia é muito difícil para os consumidores tomarem decisões. Se você sabe a forma que as coisas crescem, você sabe que se você ver um pepino comprido, verde no inverno na Suécia, você sabe que isto tem sido cultivado numa estufa pois este tem que obter a temperatura de 25°C e obviamente não pode ser cultivado lá fora no inverno na Suécia, e este não pode ser armazenado.Temos outros vegetais que podem ser armazenados por todo o inverno se eles são cultivados no verão, e eles são muito amigáveis ao clima.

 

Como por exemplo, cenouras ou batatas ou cebolas ou alho-poró ou seja o que for. Esses são vegetais que você pode comer por todo ano. Mas transporte de muito tempo mesmo através dos oceanos, se realizado por barco, é muito amigável ao clima. Não há gigantescas emissões por adquirir algo por barco da Nova Zelândia à Suécia ou RU. Então acho que é muito bom, pois se você comer produtos vegetais, você pode comer coisas importadas enquanto você evita aqueles obtidos por avião.


Esta é a minha opinião. Isto ainda é muito mais amigável ao clima que comer carne de qualquer jeito.


SupremeMasterTV:  Como isto está indo na Suécia, com todo o seu trabalho?

Annika: Desde 2007, havia uma mídia enorme interessada neste tipo

de trabalho. Eu acho que a hora chegou onde os produtores têm que tomar responsabilidades para declararem a pegada de carbono ou não importa o que nos seus produtos.

 

Pois se você entrar em qualquer armazém aqui, ou qualquer lugar, há milhares de produtos, você sabe. E o conteúdo muda, a origem desses produtos mudam, então são somente os produtores que podem realmente nos contar sobre a pegada de carbono.

 

Isto não é algo que um pesquisador ou um grupo de pesquisadores podem de certa forma realizar.


Annika:
Mas eu acho que o momento chegou. O governo sueco chamou a indústria de alimento para uma reunião recentemente e disse,

 

“Desejamos que vocês  desenvolvam um sistema de rótulo de carbono aos produtos.” E então não sei o que irá acontecer, mas isto realmente está na agenda agora.

 
APRESENTADOR: Agradecemos você, Dra. Annika Carlsson-Kanyama, pela sua diligente pesquisa em elevar a consciência do público na importância de uma dieta baseada em planta para salvar o ambiente. Vida Saudável é transmitido toda segunda na Supreme Master Television. Obrigado por você estar conosco hoje.